Palavras-chave: O segredo para atrair o tráfego certo

Palavras-chave: O segredo para atrair o tráfego certo

A intenção da pesquisa de palavras-chave é um dos aspectos mais cruciais da pesquisa paga. Sem uma profunda compreensão da intenção por trás das buscas dos visitantes, até uma campanha de PPC (pagamento por clique) mais bem financiada pode falhar. No entanto, ao alavancar as palavras-chave para o marketing direcionado às suas intenções, os anunciantes poderão não apenas aumentar o tráfego em seus sites, mas também atrair clientes em potencial mais qualificados, aumentando as vendas e gerando mais leads.

A diferença entre palavras-chave de alta e baixa intenção

Diz-se que palavras-chave com alta intenção têm, também, alta intenção comercial. Essas palavras-chave significam uma forte intenção por parte do pesquisador de realizar uma transação, seja para comprar algo, perguntar sobre um serviço ou outro tipo de ação que tenha uma forte possibilidade de levar a uma venda posterior.

Existem três tipos básicos de consulta de pesquisa:

  • Informativa – pesquisas realizadas para responder a perguntas ou aprender algo
  • De Navegação – pesquisas realizadas para localizar um site específico
  • Transacional – pesquisas realizadas para comprar algo
Palavras chave e tipos de pesquisa

As palavras-chave de intenção comercial são relevantes apenas para pesquisas transacionais. Se as palavras-chave puderem ser consideradas “sinais” de clientes em potencial, as palavras-chave com intenção comercial serão as mais promissoras. 

Por outro lado, palavras-chave com baixa intenção são aquelas que podem ser consideradas de natureza navegacional ou informativa. É improvável que alguém que esteja procurando informações sobre um determinado tópico ou que esteja procurando um site específico se comprometa com uma compra como resultado desses tipos de pesquisas, o que significa que sua intenção comercial é consideravelmente menor.

Exemplos de palavras-chave com alta intenção comercial

Assim como as ações desejadas que um visitante pode executar variam muito de uma empresa para outra, as definições de palavras-chave com alta intenção comercial também podem diferir. No entanto, existem dois tipos principais de palavras-chave de intenção comercial – palavras-chave “compre agora” e palavras-chave “produto”.

Palavras-chave “Comprar agora”

Exemplos de palavras-chave “compre agora” incluem:

  • Comprar
  • Desconto(s)
  • Negócio(s)
  • Cupom(s)
  • Envio Grátis

Essas palavras-chave, embora diferentes, têm o mesmo objetivo, o de convencer um cliente em potencial que já decidiu fazer uma compra a agir, oferecendo incentivos adicionais. “Comprar” é a mais forte dessas palavras-chave, pois indica a intenção mais forte possível de comprar algo por parte do possível cliente em potencial, mas as outras também significam uma forte intenção comercial.

Palavras-chave “Produto”

As palavras-chave de “produto” também indicam o desejo dos possíveis clientes de se comprometerem com uma compra. As palavras-chave do produto incluem:

  • Pesquisas de marca (produtos de marca)
  • Produtos específicos (“iPhone 6” etc.)
  • Categorias de produtos (“vestidos de verão”, “repelentes de insetos”, “acessórios de praia” etc.)
  • Acessível
  • Melhor
  • Mais barato
  • Comparação
Planejador de palavras-chave do Google Ads
Imagem meramente ilustrativa.

Algumas dessas palavras-chave terão mais valor do que outras, dependendo da natureza do negócio. Por exemplo, palavras-chave de marca e específicas de produtos são altamente competitivas, mas convertem muito bem. Embora a palavra-chave “comparação” possa não parecer tão forte quanto algumas das outras, essa palavra-chave ainda pode ser altamente convertida, pois a intenção de compra ainda existe – o possível cliente pode fazer o anunciante trabalhar mais para a conversão.

Ao criar uma lista de palavras-chave do produto, é importante observar a distinção entre pesquisas de leads e produtos. Isso é crucial para anunciantes com base em serviços. Por exemplo, um cliente em potencial não esperaria “comprar” um advogado, mas contratar um. Isso significa que, embora o cliente em potencial seja considerado um lead forte, provavelmente o cliente em potencial precisará ligar para a empresa para discutir melhor sua situação. Por esses motivos, “melhor” pode ser considerada a palavra-chave de produto mais forte para empresas baseadas em serviços, bem como palavras-chave como “consulta gratuita”.

As pesquisas de produtos, por outro lado, podem ser concluídas totalmente on-line e focadas apenas em um produto específico; portanto, as palavras-chave do produto, como “acessível” e “mais barato”, provavelmente serão as mais eficazes (e mais competitivas).

As vantagens de segmentar palavras-chave de alta intenção

Muitos anunciantes acreditam erroneamente que a exposição é mais importante do que atrair tráfego qualificado. A noção de aparecer para o maior número possível de pessoas, em vez de restringir voluntariamente as campanhas publicitárias a visitantes qualificados e segmentados, é tentadora, principalmente para novos anunciantes. No entanto, isso é um erro.

Não considerar a intenção das pesquisas significa que o orçamento diário especificado pelo anunciante provavelmente se esgotará muito mais rapidamente do que se direcionado apenas a visitantes que exibem alta intenção comercial em suas pesquisas. Outra desvantagem da abordagem “quantidade versus qualidade” ao PPC é que, se os visitantes que realizam pesquisas informativas ou de navegação clicam nos anúncios sem a intenção de comprar nada, o anunciante ainda é cobrado por esses cliques, resultando em gasto desperdiçado no tráfego que nunca será convertido.

As palavras-chave com alta intenção comercial, por outro lado, oferecem várias vantagens aos anunciantes. O pesquisador indica claramente sua intenção de fazer uma compra, incluindo palavras-chave com alta intenção comercial em sua consulta.

Em segundo lugar, o Google AdWords e o Bing Ads oferecem uma variedade de formatos de publicidade que são ideais para palavras-chave com alta intenção comercial, como o Shopping Ads, que são altamente atraentes para usuários com intenção comercial.

Palavras-chave com forte intenção comercial também podem ser significativamente mais econômicas, pois as taxas de cliques são fortes, as taxas de conversão tendem a ser mais altas e os anunciantes que as utilizam geralmente têm taxas significativamente reduzidas de gastos desperdiçados.

Créditos: WordStream

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