Já pensou em criar uma estratégia que faça com quem o cliente vá até você? Este é o objetivo do Inbound Marketing. É o conjunto de ações de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.
Muita gente confunde Inbound Marketing com Marketing de Conteúdo, mas explicaremos como funciona cada um. O primeiro é todo o conjunto de ações que fazem com que o cliente chegue até a sua empresa por meio de algumas publicações, que são produzidas pelas estratégias de Marketing de Conteúdo.
Dessa forma, se você produz um post para o blog ou redes sociais, esta é uma ação do Marketing de Conteúdo que integra uma estratégia maior, chamada de Inbound Marketing.
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Portanto, é uma forma de fazer Marketing relativamente nova, mas com grande potencial de alavancar a receita de empresas e profissionais que investem neste tipo de estratégia.
O termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração, em uma tradução livre. A principal diferença para o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – é que quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Esta maneira de atrair clientes é realizada de forma sistemática, com ações que têm o objetivo de chamar a atenção do público-alvo para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento.
As principais vantagens do Inbound Marketing
Com o passar do tempo, a sociedade foi se readaptando ao mundo digital. E mudança é percebida quando não conseguimos mais desassociar o mundo real do virtual. Ou seja, aquilo que vemos na internet precisa condizer com o que vemos na vida real.
Uma empresa, por exemplo, precisa mostrar na internet aquilo que ela é na realidade: sua cultura, sua identidade visual, a forma de atender os clientes etc. Se isso não ocorrer, o consumidor tende a observar essa diferença de forma negativa e, consequentemente, desistir de se relacionar com a empresa.
Dito isto, as principais vantagens do Inbound Marketing são:
- Aumentar a visibilidade da sua empresa;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
É claro que, para os objetivos serem alcançados, é preciso investir no Inbound Marketing e esta é a chave fundamental para o sucesso: investimento.
No Inbound Marketing, a área de Marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo. Isso porque todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de análise.
Tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
Outra vantagem do Inbound Marketing é o direcionamento assertivo das comunicações. Ou seja, se alguma campanha não estiver dando o resultado esperado, é possível redirecioná-las para uma determinada localidade ou um determinado segmento de pessoas, que podem ser classificadas por gênero, idade, interesses etc.
Por fim, a maior de todas as vantagens: o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional – ou Outbound Marketing. Isso faz com que a utilização dessas estratégias é acessível a negócios de todos os tipos e tamanhos.
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