SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.
Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego orgânico e autoridade para um site ou blog.
O trabalho de SEO é feito de forma constante, em um processo de melhoria contínua, e tem como objetivo identificar oportunidades de melhorias no site e nas estratégias de marketing digital com foco em melhorar a experiência do usuário e o posicionamento do site para buscas estratégicas, aumentando assim o volume de tráfego orgânico e geração de leads.
1- Novas postagens
Sites que adicionam novas páginas com maior frequência podem ganhar uma pontuação mais alta (Freshness Factors) de atualização do que sites que atualizam conteúdo com menos frequência.
2- Palavras-chave
Utilize sempre palavras-chave no Meta Title, URL, Meta Description e Alt Text (imagem). Quanto mais próxima do início melhor!
Bônus: temos um post explicando como escolher as palavras-chave corretas para seu conteúdo! Para acessar clique aqui.
3- CTA
Escreva títulos e descrições que estimulem o clique (seja direto e persuasivo, lembre-se das palavras-chave). Certifique-se que sejam escritas para humanos, precisam fazer sentido lógico. E evite títulos e descrições repetidos.
Bônus: atenção aos tamanhos – títulos: 60 caracteres | descrição: 155 caracteres.
4- URLs
Use sempre URLs curtas, pois elas podem fornecer ao Google um melhor entendimento sobre o verdadeiro tópico da página.
Bônus: evite usar mais do que cinco palavras na URL, mas lembre-se da palavra-chave.
5- Subtítulos
Estruture o texto utilizando subtítulos (heading tags – h1, h2, h3 etc.). As heading tags ajudam buscadores a organizar os elementos de uma página de acordo com uma hierarquia de valor e também oferecem pausas na leitura contribuindo para fluidez.
Bônus: usuários não querem ler um enorme bloco de texto nem os mecanismos de busca. Organizar palavras escritas em seções menores ajudará na digestão e levará a melhores resultados orgânicos.
6- Escaneabilidade
Facilite a legibilidade dos conteúdos:
Invista em parágrafos curtos (quatro linhas) e subtítulos estratégicos;
Use mídias (imagem, vídeo etc);
Utilize recursos de formatação (negrito, itálico, citação, listas etc).
7- Mídias
Utilize mídias de diversas naturezas para incrementar o conteúdo, oferecendo uma melhor experiência para o usuário. Use fotos, ilustrações, infográficos, vídeos, gifs, áudios etc. Conteúdos com fotos, gráficos ou infográficos são mais compartilhados na internet.
8- Otimizando imagens
Sempre utilize imagens para enriquecer a experiência do usuário e tornar o conteúdo mais atraente. Utilize imagens relevantes e “posicione-as” no contexto.
- Prepare o arquivo:
Escolha o nome correto (utilize a palavra-chave)
Use os formatos JPG, WebP ou PNG (quando for necessário manter transparência)
Utilize o tamanho correto
Reduza o peso do arquivo - Garanta que seus buscadores entendam suas imagens:
Renomeie o arquivo
Preencha a legenda (quando possível) e o atributo alt text – descrevendo o que está na imagem, destacando a palavra-chave) - Quanto mais informações relevantes houver em torno de uma imagem, mais os mecanismos de pesquisa considerarão essa imagem importante.
9- Links internos
Links internos contextuais são uma boa forma de ajudar o Google a entender como o valor e como o conteúdo está relacionado dentro do site.
Contribui para que o usuário navegue mais no site por meio de “redes de conteúdos relacionados”, garantindo uma experiência mais rica e melhorando as métricas ligadas à navegação.
10- Atualize conteúdos
Atualizações regulares contribuem para aumentar a relevância no Google.
Uma boa prática é identificar conteúdos com bom histórico de acesso e realizar atualizações relevantes e, logo em seguida, compartilhar nas diversas plataformas.
11- Página de categoria
Páginas de categoria reúnem conteúdos diversos de um determinado “macro” tema, atualizadas com frequência a cada novo conteúdo inserido no tópico.
12- Página do autor
Não existe evidências claras que a autoridade do autor influencie o SEO, porém a “reputação do criador de conteúdo” é citado pelo Google como um dos cinco fatos usados na avaliação da qualidade da página.
Destacar informações sobre o autor (bio, redes sociais, outras publicações etc) são uma boa forma de oferecer “prova social” para o usuário.
13- Conteúdo abrangente
Uma página com conteúdo abrangente terá maior valor que várias páginas com conteúdo “raso”.
O Google irá priorizar conteúdos que inteligentemente usem palavras e frases que se conectam – semanticamente, lexicalmente e logicamente – às buscas realizadas pelos usuários.
14- Escreva de forma natural
Repetições brutas de palavras-chave ou regras e códigos simplistas têm sua influência diminuída à medida que os buscadores ficam mais sofisticados.
O caminho para ranquear melhor está mais alinhado com entender quem são seus usuários, o que eles estão procurando, para assim oferecer um conteúdo relevante.
15- Plugins
Plugins de SEO são uma vantagem para quem utiliza WordPress.
Eles otimizam os processos de ajustes no SEO, permitindo otimizar individualmente cada página.
+1 BÔNUS!
16- Search Console
O GSC ajuda a monitorar, manter e solucionar problemas da presença do seu site nos resultados da pesquisa do Google.
Destaque para duas funções:
Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado.
Utilizar a marcação de dados para “ensinar ao Google sobre o padrão de dados relacionados em seus site”.
Créditos: Bruno Trindade
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